big bienal de ilustração de guimarães

\ Prémio Nacional BIG

/ BIG National Award

big bienal de ilustração de guimarães

O período de inscrições para o Prémio Nacional BIG encerrou a 31 de maio.


Concurso nacional dirigido aos artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais.

A seleção das obras regeu-se pelo seguinte Regulamento:

Regulamento

The registration period for the National Award – BIG ended on March 31, 2021.


National Competition aimed at artists developing their professional activity in the fields of press illustration, books and cultural posters.

\ Vencedores

/ Winners


\ Grande Prémio BIG 2021

Sebastião
Peixoto

big Sebastião Peixoto

Natural de Braga, licenciado em pintura pela Faculdade de Belas-Artes do Porto. Trabalha como ilustrador freelancer, colaborando com várias editoras nacionais e estrangeiras. Já publicou trabalhos em vários Fanzines, revistas e Jornais e participa regularmente em exposições coletivas de pintura e ilustração em Portugal e no estrangeiro. Em 2014 venceu uma menção Honrosa no 7º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira. Em 2016 foi selecionado para o Catálogo Ibero Americano de Ilustração e em 2017 ganhou um gold award na THESIF (The Seoul Illustration fair).

\ Prémio BIG Revelação 2021

Eva
Evita

big Eva Evita

Eva Evita é arquiteta e é tão apaixonada por casas como por livros ilustrados. Até hoje nenhuma ilustração ou texto se queixaram dos seus acolhedores compartimentos e de pés direitos apertados! Mestre em Ilustração e Animação pelo IPCA, cria ilustrações nas mais diversas áreas artísticas! Para além de levar taças vitoriosas para casa, cheias de alegria, periodicamente realiza actividades e workshops pelo país fora tendo como principal objectivo cativar o interesse pelas potencialidades da ilustração narrativa. Foi distinguida com alguns prémios relevantes dentro da área, salientando o prémio Novos Talentos FNAC 2020, 1º Prémio Internacional de Ilustração em Porcelana Vista Alegre (2019), e ainda o prémio Jovem Ilustrador Câmara de Amarante BIISA (2017). Muito recentemente integrou exposições colectivas em a Feira Internacional do Livro Infantil em Shangai (China-2020), a representar Portugal integrou o catálogo IberoAmérica Ilustra e exposição em Guadalajara (México-2019 e 2020) e ainda mais recentemente a 10ª Mostra de Ilustração da Maia - UIVO e Jovem Criador Aveiro 2021.

\ Prémios BIG Aquisição 2021

Ana
Biscaia

big Ana Biscaia

Ana Biscaia nasceu em 1978. Designer gráfica e ilustradora. Estudou ilustração (Master of Fine Arts) em Estocolmo, na Konstfack University College of Arts, Crafts and Design. O seu primeiro livro ilustrado, Negrume (publicado pela &etc., com texto de Amadeu Baptista), data de 2006. Ilustrou Poesia de Luís de Camões para Todos (seleção e organização de José António Gomes), antologia que mereceu, em 2009, uma distinção do júri do Prémio Nacional de Ilustração. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração, em 2012, pelo livro A Cadeira que Queria Ser Sofá, de Clovis Levi. O seu trabalho para O Carnaval dos Animais, de Rui Caeiro, foi também selecionado pelo júri do prémio TITAN Illustration in Design. Com João Pedro Mésseder, editou, em 2014, o livro Que Luz Estarias a Ler? e, em 2015, Poemas do Conta-Gotas e em 2017 Clube Mediterrâneo - doze fotogramas e uma devoração . Fundou a Xerefé, pequena editora de livros ilustrados.

António
Jorge Gonçalves

big António Jorge Gonçalves

Nasceu em Lisboa. Licenciou-se em Design de Comunicação em Lisboa (Escola Superior de Belas-Artes) e fez mestrado em Cenografia para Teatro em Londres (Slade School of Fine Art), onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem criado, a solo e com outros escritores, livros onde texto e imagem se relacionam de forma experimental, publicados e expostos em Portugal, Austrália, Bélgica, Brasil, França, Macau, Espanha, Coreia do Sul, e Reino Unido. Fez direção visual em peças de teatro e concebeu um método de Desenho Digital em Tempo Real e manipulação de objectos em Retroprojector que tem utilizado em espectáculos com músicos, actores e bailarinos em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suécia, EUA, México, Brasil, Colômbia, Argentina, Uruguai e Japão. Criou o projecto Subway Life, desenhando pessoas sentadas no Metro. Fez semanalmente cartoon político para o jornal Público (Inimigo Público), tendo publicado também no Le Monde e Courrier Internacional, e sido premiado no World Press Cartoon. Foi Prémio Nacional de Ilustração 2014 (DGLAB). Leccionou no Mestrado em Artes Cénicas (FSCH, Lisboa) e actualmente é docente na Faculdade de Belas Artes (Lisboa).

Eduarda
Lima

big Eduarda Lima

Eduarda Lima é uma ilustradora portuguesa, que vive e trabalha em Lisboa. Estudou Arquitectura na University College London, Motion-Design no London College of Communication e frequentou cursos de desenho e ilustração no Ar.Co, em Lisboa. O seu trabalho divide-se entre a ilustração e a animação 2D. Em Maio de 2020 publicou o seu primeiro álbum ilustrado para crianças – ‘O Protesto’ - com a editora Orfeu Negro (Coleções Orfeu Mini), que foi entretanto traduzido e publicado em Itália, França, Brasil, Polónia, e em breve em Espanha e na Coreia do Sul. O livro foi também um dos laureados no prémio de ‘Original Picture Book’ pelo concurso internacional “Image of the Book” (Moscovo, 2020). O seu trabalho foi exposto na ILUSTRA 33 (2019), no Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira (2019), e no Festival e Feira do Livro Ilustrado Baba Kamo em Valência (2020).

Mariana
Rio

big Mariana Rio

Mariana Rio é uma ilustradora independente, com mais de dez anos de prática. Licenciou-se em Design de Comunicação pela FBAUP em 2008, tendo estudado também na Academia de Belas Artes de Wroclaw na Polónia. Habita o seu estúdio no Porto onde é feliz a criar ilustrações, personagens e narrativas visuais para editoras, estúdios de design e instituições em várias posições do Planeta, tais como APCC, B Eat, Bas Bleu Illustration, Casa da Música, Center for Design Institute, Circo de Ideias, Ediciones Monimo, Edições Eterogémeas, Editorial Milrazones, ESAD Matosinhos, Illusalon, INCM Livros, Pato Lógico, Mistaker Maker, O Beija-flor, Sacoor Brothers, Sexto Piso Editorial, Silva Designers, Slanted, SoDa Repors, Studio Dobra, UPTEC. A Mariana é infinitamente curiosa e está sempre pronta a aprender e a progredir, a cada dia, em cada projeto. Também adora partilhar o que sabe e ajudar os outros a serem felizes e bem-sucedidos. O seu trabalho foi reconhecido ao longo dos anos, nomeadamente pela BIG Guimarães (2019), Mostra de Ilustradores da Feira do livro infantil de Bolonha (2012 e 2018), AOI World Illustration Awards (2016), Nami Island International Picture Book Illustration Competition (2015) e pelo Prémio Nacional de Ilustração (2013, 2015 e 2018). Adora viajar para lugares reais e imaginários.

Marta
Madureira

big Marta Madureira

Marta Madureira é ilustradora e docente na Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave onde leciona, sobretudo, na área da ilustração, na Licenciatura em Design Gráfico e no Mestrado em Ilustração e Animação. Foi distinguida com alguns prémios relevantes entre os quais: a menção especial Prémio Nacional de Ilustração (2010 e 2011), 1º prémio 3x3 Magazine of Contemporary Illustration 2012, Prémio SPA – Sociedade Portuguesa de Autores 2016 na categoria melhor livro infanto-juvenil em coautoria com Inês Fonseca Santos, medalha de prata no concurso Clube de Criativos de Portugal 2016, presença no catálogo White Ravens 2016, medalha de prata na categoria de ilustração no Art Directors Club of Europe 2016, presença na shortlist do World Illustration Award 2017, seleção na categoria “merit” na 3x3 Magazine of Contemporary Illustration 2019 entre outros. Trabalha sobretudo na área editorial e conta com cerca de 30 livros ilustrados.

\ Autores selecionados

/ Selected authors


A Constança, Ana Biscaia, André Carrilho, André Ruivo, Ângela Vieira, António Jorge Gonçalves, Bárbara Rocha, Bina Tangerina / Sabina Louro, Catarina Gomes, Catarina Sobral, Cátia Vidinhas, Cláudia Guerreiro, Cristina Sampaio, Cristina Valadas, Daniel Filipe Lopes Garcia, Daniel Lima, Dina Sachse, Diogo deCalle, Duarte Carolino, Eduarda Lima, Eva Evita, Evelina Oliveira, Filipe Abranches, Francisco Sousa Lobo, Gonçalo Viana, Helena Soares, Helena Zália, Inês Oliveira, Joana de Rosa, Joanna Latka, João Concha, João da Fonseca, João Fazenda, João Silvestre, João Vaz de Carvalho, Júlio Dolbeth, Leonor Violeta, Maria Remédio, Mariana Dimas, Mariana Rio, Mariana, a miserável, Marina da Silva Mota, Marta Madureira, Marta Ramírez Cores, Marta Reis Andrade, Mr. RED, Nani Brunini, Nuno Saraiva, OPYUS, Ostraliana, Paula Delecave Monteiro, Pedro Vaz da Cunha, Pierre Pratt, Rachel Caiano, Rafaela Rodrigues, Raquel Costa, Rui Vitorino Santos, Sara Bandarra, Sara Feio, Sebastião Peixoto, Sofia a Melancia, Sofia Magalhães Morais, Susana Matos, Teresa Cortez e Tiago Albuquerque.

\ Júri

/ Jury


Joana Rêgo

big joana rêgo

Joana Rêgo nasceu no Porto em 15 de novembro de 1970. Artista Plástica – Pintora. Professora do Ensino Superior, na ESAD desde 1999. Investigadora na ESAD— IDEA. Doutoramento pela FBAUP no Doutoramento DAD (Doutoramento em Arte e design), 2017. Diploma de Estudos Avançados do Doutoramento “Modos de conhecimento na prática Artística Contemporânea”, 2006 Pela Universidade de Vigo — Faculdade de Belas Artes de Pontevedra, Espanha. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento em 1998 / 1999, Mestrado em Pintura no San Francisco Art Institute, EUA, 1999, Licenciatura, Curso de Artes – Plásticas, Pintura pela FBAUP em 1995, Formadora nos cursos de Formação Contínua da FBAUP desde 2017, Tem participado em diversos júris e orientado vários workshops nacionais e internacionais. Em 2001 obteve uma bolsa da Comissão Tripartida (IAC; Gulbenkian e FLAD) para realização de exposição Individual em Roterdão - Holanda, no âmbito do projeto Porto - Roterdão Capitais Europeias da Cultura. Realizou cerca de 28 exposições individuais em Portugal e no estrangeiro. Participou em diversas exposições / projetos coletivos em Portugal e no estrangeiro. Está representada em várias coleções particulares e institucionais em Portugal e no estrangeiro.

Joana Rêgo was born in Porto in November 1970. Fine Arts Artist - Painter. Professor of Higher Education at ESAD since 1999. Researcher at ESAD— IDEA. PhD by FBAUP in DAD Doctorate (Doctorate in Art and Design), 2017. Doctoral Degree in Advanced Studies “Modes of Knowledge in Contemporary Artistic Practice”, 2006 from the University of Vigo - Faculty of Fine Arts of Pontevedra, Spain. Fellow of the Calouste Gulbenkian Foundation and the Luso-American Development Foundation in 1998/1999 Master’s degree in Painting (Art) at San Francisco Art Institute, USA, 1999 Degree, Fine Arts Course, Painting by FBAUP in 1995 Tutor at FBAUP Continuing Education courses since 2017 She has Participated in several juries and conducted several national and international workshops. In 2001 she obtained a grant from the Tripartite Commission (IAC; Gulbenkian and FLAD) to hold an individual exhibition in Rotterdam - Netherlands, as part of the Porto - Rotterdam European Capitals of Culture project. Held about 28 solo exhibitions in Portugal and abroad. Participation in several exhibitions / collective projects in Portugal and abroad. Joana is represented in various private and institutional collections in Portugal and abroad.

André Letria

big André Letria

André Letria nasceu em Lisboa em 1973. Começou a sua actividade de ilustrador em 1992. Desde então as suas ilustrações percorrem as páginas de livros e jornais. Fez cenários de teatro e realizou filmes de animação. Visita regularmente escolas e bibliotecas em Portugal e no estrangeiro para falar do seu trabalho e desenvolver oficinas criativas baseadas nos livros que ilustra e edita. Há livros seus publicados em diversos países, como os EUA, o Brasil, a Espanha ou a Itália. Ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, o Grande Prémio Gulbenkian e um Award of Excellence for Illustration, atribuído pela Society for News Design. O seu livro A Guerra, com texto de José Jorge Letria, foi distinguido com alguns dos maiores prémios na área da ilustração e do design, como o Grand Prix do Nami Concours, da Coreia do Sul, ou o prémio Talking Pictures da Feira do Livro de Nova Iorque. Tem um fascínio por máscaras de todo o mundo, que coleciona com dedicação e já não sabe onde guardar. Em 2010, criou o Pato Lógico, uma editora independente, onde publica escritores e ilustradores que admira.

André Letria was born in Lisbon in 1973. He started his activity as an illustrator in 1992. Since then his illustrations have permeated the pages of books and newspapers. He built theatre sets and directed animated films. He regularly visits schools and libraries in Portugal and abroad to talk about his work and develop creative workshops based on the books he illustrates and edits. His books have been published in several countries, such as the USA, Brazil, Spain and Italy. He won the National Illustration Prize, the Gulbenkian Grand Prize and an Award of Excellence for Illustration, attributed by the Society for News Design. His book A Guerra (The War), with text by José Jorge Letria, was distinguished with some of the biggest awards in the field of illustration and design, such as the Grand Prix of Nami Concours, from South Korea, or the Talking Pictures award from the New York Book Fair. André has a fascination with masks from all over the world, which he collects with dedication and no longer knows where to store them. In 2010, he created Pato Lógico, an independent publisher, where he publishes writers and illustrators he admires.

Hélder Dias

big Hélder Dias

Hélder Dias nasceu na cidade do Porto no ano de 1973. Concluiu em 1997 a licenciatura em Artes Plásticas – Pintura, na Faculdade de Belas Artes da mesma cidade. Em 2002 obteve o grau de mestre em Artes Digitais – Multimédia, pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Atualmente, está a realizar o doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, no departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem, sob orientação da Dr.ª Maria Teresa Cruz. Desde 1999 que concilia a docência com a sua atividade como criador. Começou por lecionar na Escola das Artes e, atualmente, é docente no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. As suas áreas de interesse são o desenho e as artes digitais, nomeadamente, a investigação sobre processos generativos de composição e sobre design de interação. Desde 2011 que é o responsável pela programação da galeria Objectos Misturados por onde passaram diversos ilustradores nacionais e internacionais.

Hélder Dias was born in the city of Porto in 1973. In 1997 he completed his degree in Fine Arts – Painting (Art) at the Faculty of Fine Arts of the same city. In 2002, he completed a master's degree in Digital Arts - Multimedia, from the School of Arts of Portuguese Catholic University. He is currently pursuing a doctorate at Universidade Nova de Lisboa, in the Department of Communication and Language Sciences, under the guidance of Dr. Maria Teresa Cruz. Since 1999 he has reconciled teaching with his activity as a creator. He began teaching at the School of Arts and is currently a teacher at the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. His fields of interest are drawing and digital arts, namely researching on generative compositional processes and interaction design. Since 2011 Hélder has been responsible for the programming of gallery Objectos Misturados, where several national and international illustrators have permeated.


Big

  • BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães
  • Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG)
  • Plataforma das Artes e da Criatividade (PAC)
  • Av. Conde Margaride, nº 175
  • 4810-525 Guimarães

Contactos . Contacts

  • Telm.: +351 962 834 852
  • Email: geral@big.guimaraes.pt

Siga-nos . Follow us

 


2017 - 2021 . BIG . Bienal de Ilustração de Guimarães . Todos os direitos reservados.
2017 - 2021 . webdesign by publiSITIO ©